quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Me BF-109

Me BF-109 G-6


Um dos mais impressionantes caças da Segunda Guerra é, sem dúvida, o Messerschmitt BF-109, tendo rivalizado diretamente com o Supermarine Spitfire da Inglaterra.

Spitfire LF Mk IX

Com seu primeiro voo em 1935, mais de 30.000 aparelhos foram produzidos, tendo sido empregado desde a Guerra Civil Espanhola. Foi ultrapassado posteriormente pelo impressionante Fock-Wulf Fw 190.

Fw-190

O seu projeto começou, de certa forma, em 1920, quando a Deutsch Lufthansa (DLH) encomendou ao projetista Willy Messershmitt um monoplano de aço capaz de carregar 10 pessoas.

Sua construção foi inicialmente feita pela Bayerische Flugzeugwerke (BFW), uma parceira da Messershmitt.

Seu primeiro protótipo, o M-20, se acidentou em 26 de fevereiro de 1928, matando seu piloto ao tentar pular de 250 metros de altitude. Imediatamente após o acidente, o diretor da DHL suspendeu o projeto.

O protótipo M-20


Em agosto, um segundo protótipo alçou voo provando-se seguro, o que garantiu  a compra de duas aeronaves pela DHL e a encomenda de mais 10.

Antes do término das entregas, dois M-20 cairam seguidamente, sendo que em um dos voos, oito oficiais do Reichwehr morreram, garantindo uma apelo  extremamente negativo a este aparelho. Desta forma, a DHL cancelou todos os contratos e se negou a receber as outras unidades. Em Junho de 1931 a Messershmitt declarou falência, e se recuperou um parcialmente após a venda de algumas aeronaves para a Lufthansa.

Nesta época, o programa de rearmamento conduzido pelos nazistas começava a avançar, encorajando diversas fábricas como a BFW, Messershmitt, Junkers, Arado, Heinkel e Fock-Wulf, a produzirem blocos de peças aparentemente disconexos de todos os tipos de aeronaves, para o emparelhamento da, ainda clandestina, Luftwaffe.

Contudo, Willy Messershmitt foi proibido de ser responsável pelo design de aviões, sendo autorizado a produzir somente aeronaves desenhadas pelas outras fábricas.

Para manter a equipe de sua fábrica unida, Willy fechou um contrato com a Romania, para a produção de um avião de transporte.

Com a intenção de perserguir Willy Messershmitt, o diretor técnico da Luftwaffe criticou abertamente a requisição de Willy para a produção deste avião para uma nação estrangeira, "em um momento em que a nação alemã precisa largamente de fábricas de aviões".

Desta forma, a Messershmitt ganhou um contrato de design para um avião. Superando as expectativas, o BF-108 Taifun, construido como um "avião esportivo", foi muito bem recebido, se mostrando moderno e altamente manobrável. (Nesta época, a ainda sob a égide do Tratado de Versailles, a Luftwaffe se escondia através de Clubes de Voo, onde os pilotos eram treinados em aeronaves "esportivas").

O desempenho do BF-108 garantiu a encomenda de um novo modelo de aeronave, para substituir o Heinkel He 51. Apesar de pressões dos outros construtores para que Willy Messershmitt não aceitasse o projeto, ele decidiu a iniciar o design BF-109, apresentando seus primeiros protótipos em 1934. Apersar de alguns problemas no motor e falhas estruturais no começo, o BF-109 se mostrou um impressionante avião em combate.

He-51W


BF-108 Taifun






A alguns dias me iniciei na arte do plastimodelismo. Procurei um hobby onde pudesse me distrair, e afirma com toda a certeza, que a montagem de aeronaves com aquelas pequenas peças de plástico é uma atividade extremamente relaxante. Comecei com o BF-109 na escala 1:72. Daí a idéia para a postagem :-)


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