quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Broken Arrow - O acidente de Palomares - A aeronave

 A aeronave

B-52


O B-52 é um bombardeiro estratégico de longo alcance, de velocidade subsônica movido à jato. Desenhado e construído pela Boeing na década de 50, está em serviço até hoje, tendo sofrido diversas modificações e atualizações ao longo do tempo. Também é conhecido pelo nome de Stratofortress, apesar de ser chamado pelas suas tripulações de BUFF (Big Ugly Fat/Flying Fucker/Fellow).

Idealizado para substituir os Convair B-36 Peacemaker, teve o seu voo de batismo em abril de 1952, sendo fortemente empregado durante a Guerra Fria e na guerra do Vietnam.

Vídeo oficial do primeiro voo:


Vários pilotos relatam que voar um B-52 equivale a dirigir uma carreta pesada em uma pista escorregadia  numa descida. Um avião difícil de controlar dado o seu tamanho e peso.

O B-52 era a espinha dorsal do SAC (Strategic Air Control - Controle Estratégico do Ar), no programa Chrome Dome, que consistia em manter uma grande frota de aeronáveis sempre de prontidão no ar, de modo a retaliar de forma quase instantânea a algum ataque ao território americano ou aliado.

Com o avanço tecnológico da Guerra Fria e a contínua evolução dos ICBMs (Intercontinental ballistic missile - Míssil Balístico Intercontinental), a utilização de aeronáveis tripuladas como o B-52 nos moldes da Operação Chrome Dome, tornou-se tecnicamente ultrapassado. Aliado a isto, acidentes como o de Palomares, o da base aérea de Thule (1968) e outros, forçou a diminuição da frota na Chrome Dome, incluindo também voos de B-52 não dotados de ogivas nucleares, mantidos no ar apenas para causar dúvida e manter os soviéticos cientes da capacidade americana de retaliação.

A aeronave envolvida  no acidente de Palomares estava carregando quatro bombas de hidrogenio Mark 48 quando se acidentou durante um reabastecimento no ar, sobre o Mar Mediterrâneo.


Documentários sobre o B-52



Documentário Discovery Wings - Great Planes - Boeing B52 Stratofortess: http://www.youtube.com/watch?v=_ZBBYsVSqzU



"Raio X" de um B-52H. Créditos: http://culturaaeronautica.blogspot.com/2010/09/quiz-i.html 

Uma imagem triste... um cemitério de B-52 em Tucson - AZ

Próximo post: A carga - Mark48

Nenhum comentário:

Postar um comentário