segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

United States Army in the World War II

Há alguns anos atrás, pesquisando alguns livros, tomei conhecimento dos "Green books": uma coleção extensa de livros que o exército americano publicou sobre a sua atuação na Guerra.

O livros abordam os diversos aspectos da participação, desde a preparação e logística, até as campanhas realizadas, contendo também livros sobre assuntos mais técnicos e até mesmo pictoriais.

Até então, eu tinha acesso apenas aos PDF que estavam no ibiblio, faltando alguns volumes.

A pouco tempo tornei a buscar estes livros, e tive a feliz descoberta que a seção de História do Exército Americano disponibilizou todos os livros para download, em PDF: 47.172 páginas, em 79 livros.

Pelo o que pude comparar, os arquivos são os mesmos em termos de qualidade, a diferença é que na ibiblio, os livros vem separados dos mapas, em PDFs diferentes, enquanto que no site do Exército, os mapas estão juntos com os livros (em formatos de páginas diferentes).

Infelizmente nem todos os volumes têm capas coloridas - que são fantásticas - apenas os volumes reeditados na edição comemorativa do 50º aniversário.


Enfim, não estou me aguentando de vontade e acho que irei imprimir todos eles! :-)

Como são a versão "oficial" da participação do Exército Americano na Guerra, alguns autores fazem resalvas ao citar principalmenteos números estimados de baixas que constam neste material, mas eles são fonte bibliográfica certa em quase todas as publicações do assunto.

Abaixo, relaciono os livros da coleção, com os links para download. Boa leitura!


2 comentários:

  1. Uau.... que links... que livros !

    Imenso obrigado por compartilhar essa informação !

    E num lugar seguro, pois os links estarão sempre lá, ao contrário dos efêmeros links do finado Megaupload, Mediafire e outros...

    ResponderExcluir
  2. Olá Xracer! Obrigado!! E espere por mais... estou com algumas idéias!

    ResponderExcluir