domingo, 26 de fevereiro de 2012

Estórias navais brasileiras

Inspirado pelo colega Francisco Miranda, do http://chicomiranda.wordpress.com/ , resolvi recuperar algumas "estórias" de um livro que tenho um carinho especial.

Em minha adolescência, em Nova Friburgo - RJ, era muito amigo de um certo Aluysio, cujo pai trabalhava na Cáritas Diocesana de Nova Fribugo, uma agência católica de ajuda.

Passávamos muito tempo na sede da Cáritas, ajudando a separar e organizar doações. Certa vez, nos deparamos com uma imensidão de livros que vieram do Grupo de Promoção Humana, um órgão da Cáritas. A sua biblioteca havia sido desativada, e os livros foram para o galpão da Cáritas, para doação. Ao ver nosso interesse pelos livros, o pai do Aluysio disse que poderíamos ficar com alguns.

Começamos a vasculhar as pilhas de livro como loucos... até que achamos uma pilha com alguns livros de assuntos militares, assunto que me interessava desde novo.

Desta pilha podíamos ficar com dois. Aluysio ficou com um que tinha um título como "Cuidado! O inimigo está escutando!", e eu fiquei com o "Estórias Navais Brasileiras".

Lançado em 1985, foi editado pelo Serviço de Documentação Geral da Marinha, com os autores Helio Leoncio Martins e Antonio Augusto Cardoso de Castro, descrito como "Casos pitorescos vividos pelos autores na Marinha, da Segunda Guerra Mundial até a viagem de circunavegação do Navio-Escola Almirante Saldanha em 1952/53". Ainda é vendido pela Marinha, por R$ 7,00

Vou apresentar nas postagens a seguir algumas histórias deste livro. Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário